Objetivo
Toda essa engenhosidade tem o objetivo de nos proporcionar uma nova perspectiva do planeta vermelho permitindo o estudo de falésias e crateras que os veículos terrestres não podem acessar.
O helicóptero tem hélices de fibra de carbono que giram oito vezes mais rápido do que helicópteros aqui na Terra — a 2,4 mil rotações por minuto — já que a atmosfera de Marte é cem vezes menos densa do que a nossa, informa a BBC.
O drone científico carrega células solares fotovoltaicas, baterias, duas câmeras (uma colorida e outra monocromática) sistemas de navegação e operacionais… toda essa parafernália em um veiculo voador do tamanho de um pinscher que pesa 1,8kg.
Naturalmente Marte é muito distante da Terra para que o drone seja pilotado e tempo real por um humano (um sinal enviado da Terra pode levar entre 3 e 22 minutos para chegar lá, dependendo da posição dos planetas em suas órbitas), portanto cada uma de suas rotas será enviada antecipadamente daqui da Terra e o helicóptero voará de maneira autônoma e sem supervisão.
Se a missão for um sucesso é possível que enviemos mais destes helicópteros para Marte no futuro pois eles podem servir como olheiros para futuras missões humanas.
Créditos: Hypescience
Nenhum comentário:
Postar um comentário