O avião deverá voar a Mach 3 - três vezes a velocidade do som -, um pouco acima do Mach 2 do Concorde, a uma altitude similar, cerca de 18.000 metros.
A idéia é fazer versões diferentes, entre 9 e 19 passageiros, com diferentes configurações para atender a diferentes públicos, incluindo viagens de negócios e disposições mais luxuosas, para viajantes de primeira classe.
O design apresentado lembra muito o X-59, ou X-Avião, da NASA, que está sendo construído pela Lockheed Martin Aeronautics e cujo cronograma inicial prevê testes no ano que vem.
A Virgin Galactic tem um acordo com a NASA para desenvolvimento do conceito de um avião supersônico para voos comerciais, mas não está claro se há alguma ligação entre os dois projetos.
A Rolls-Royce, por sua vez, era a fabricante dos motores do Concorde, o último avião supersônico de passageiros, que voou entre 1976 e 2003 - o soviético Tupolev TU-144 voou de 1968 a 1999.
A empresa não deu prazos ou cronograma, afirmando tratar-se de um "Memorando de Entendimento não-vinculativo com a Rolls-Royce para colaboração no projeto e desenvolvimento de tecnologia de propulsão de motor para aeronaves comerciais de alta velocidade".
"Estamos entusiasmados por concluir a Revisão de Conceito da Missão e lançar este conceito inicial do projeto de uma aeronave de alta velocidade, que imaginamos como uma mistura de viagens comerciais seguras e confiáveis com uma experiência inigualável para o cliente. Temos o prazer de colaborar com a equipe inovadora da Rolls-Royce conforme nos esforçamos para desenvolver sistemas de propulsão sustentáveis e de ponta para a aeronave, e temos o prazer de trabalhar com a FAA [autoridade de aviação norte-americana] para garantir que nossos projetos possam causar um impacto prático desde o início. Até agora, fizemos grandes progressos e esperamos abrir uma nova fronteira nas viagens de alta velocidade," disse George Whitesides, executivo da Virgin Galactic.
Atualmente, além do projeto da NASA, duas outras empresas estão trabalhando em aviões supersônicos.
A Boom Technology está construindo o XB-1, um avião supersônico tipo caça, agendado para voar em Outubro próximo, enquanto a Spike Aerospace não dá data para o seu S-512, de proporções similares ao anunciado agora pela Virgin Galactic, mas que deverá atingir Mach 1,6.
Créditos: Inovação Tecnológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário