quinta-feira, 14 de novembro de 2019

MACACOS ANDARAM COM OS DOIS PÉS ANTES DOS SERES HUMANOS

Cientistas encontraram o fóssil de um macaco que pode indicar que os primatas ficaram eretos bem antes do que se imaginava. A descoberta, que aconteceu na Baviera, sul da Alemanha, aponta que espécies desconhecidas tinham não só a capacidade de escalar, mas também conseguiam andar em duas pernas.
Segundo a líder da pesquisa, Madelaine Boehme, da Universidade de Tuebingen, na Alemanha, tais achados "levantam questões fundamentais sobre nossa compreensão anterior da evolução dos grandes símios e humanos".
Após analisar mais de 15 mil fósseis de macacos que foram encontrados em um local chamado Hammerschmiede, próximo da cidade de Munique, Boehme, que contou com o auxílio de pesquisadores de outros países, conseguiu encontrar ossos bem conservados de quatro seres que, segundo estimativa, habitaram o planeta há 11,62 milhões de anos. A espécie desconhecida, que recebeu o nome de Danuvius guggenmosi, ao que tudo indica, já tinha a habilidade de andar em dois pés, mesmo ainda tendo um polegar opositor nos pés para ajudar em escaladas.
O item mais importante encontrado foi a ossada de um ser adulto que possui vários traços semelhantes aos bonobos modernos, com aproximadamente 1 metro de altura e que devia pesar algo próximo a 31 quilos. Segundo o artigo, que foi publicado pela revista Nature, vários ossos possuem alguma semelhança com os ossos humanos, apontando para a hipótese de que, de acordo com a pesquisadora, “isso muda nossa visão da evolução humana precoce de que tudo aconteceu na África”
Esses fósseis ainda passarão por muitos outros estudos e reanálises, que provavelmente causarão alguma inquietação no meio acadêmico.

Créditos: Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário