domingo, 1 de setembro de 2019

5 das luas recém-descobertas de Júpiter foram nomeadas em um concurso público

Após uma competição pública, os cinco satélites de Júpiter, que foram descobertos recentemente, agora têm nomes astronômicos oficiais, anunciou a União Astronômica Internacional no dia 26 de agosto.
Os satélites foram descobertos por acaso por um grupo de pesquisadores planetários que buscavam por um hipotético nono planeta do sistema solar, que poderia estar orbitando além de Netuno. Outros sete satélites também foram descobertos.
Para oferecer ao público a chance de se envolver na nomeação desses corpos celestes, o Instituto Carnegie lançou um concurso via Twitter em 21 de fevereiro de 2019, pedindo sugestões de nomes para cinco dos novos satélites. Havia algumas regras, mais notavelmente que as 79 luas conhecidas de Júpiter devem todas ser nomeadas por descendentes do deus Júpiter da mitologia romana, ou Zeus em mitos gregos.
Aqui estão os vencedores:
Pandia: A filha de Selene e Zeus, irmã gêmea de Ersa, juntas elas representavam as faces da lua. Pandia era a deusa do brilho da lua e em alguns contos fala-se que ela era deusa dos caminhos
Ersa: Irmã de Pandia, Ersa é a deusa do orvalho.
Eirene: A deusa da paz, Eirene é a filha de Zeus e Themis, uma Titã grega que personifica a ordem divina, a justiça e a lei.
Philophrosyne: Filha de Hefesto e Aglaia, neta de Zeus, representava o espírito feminino de boas-vindas, simpatia e bondade.
Eupheme: Irmã de Philophrosyne, Eupheme representava o espírito feminino de palavras de bom augúrio, louvor, aclama e gritos de triunfo.
Os nomes das cinco luas de Júpiter estão agora formalmente listados no Dicionário de Nomenclatura Planetária.

Créditos: Socientífica

Nenhum comentário:

Postar um comentário