domingo, 1 de setembro de 2019

Macaco afia uma pedra e depois a usa para quebrar o vidro de seu cativeiro


Um macaco-prego-de-cara-branca espantou geral no zoológico de Zhengzhou, na China, quando usou uma pedra para quebrar o vidro de seu confinamento – nem mesmo ele resistiu ao susto.
Os visitantes acabaram se tornando testemunhas de algo um tanto inesperado: o aparentemente inocente macaco foi visto afiando uma pedra e depois usando-a para bater repetidamente no vidro de seu recinto. Ele não devia saber direito o que o esperava, porque assustou-se quando toda a tela se trincou a sua frente.
Um dos funcionários do zoológico, Tian Shuliao, disse à mídia que “este macaco é diferente” e “sabe usar ferramentas para quebrar nozes”. “Quando damos nozes a outros macacos, eles sabem apenas mordê-la”, explicou.
Obviamente, o malandrinho nunca havia atingido o vidro antes. Depois do incidente, os funcionários recolheram todas as potenciais “armas” do recinto onde ele vive. Danou-se! Nada de fuga para o cara-branca.
Sabemos que primatas são muito inteligentes e sabem usar diversas ferramentas. Chipanzés, por exemplo, já foram observados usando paus e pedras para manusear e quebrar objetos.
Mas, antes de temer algum tipo de revolução à la Planeta dos Macacos, vale notar que diversos outros animais também foram registrados utilizando ferramentas, desde corvos até polvos. Mesmo lontras, que parecem apenas bichos de pelúcia, usam pedras para quebrar conchas de abalone.
Claro, esta é a primeira vez que algum animal parece elaborar um plano de escape de um zoológico – e se for mesmo o caso, o macaco é ainda mais esperto do que deixa transparecer, porque fingiu surpresa astutamente.

Créditos: Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário